Trabalho animal

Trabalho animal

Existem em todo planeta, cerca de trezentos milhões de animais que são utilizados especificamente para a tração de veículos e diversos equipamentos utilizados na agricultura ou até mesmo em áreas urbanas. Também, os animais podem ser utilizados para a vigia, o pastoreio, em atividades esportivas, turismo, em cerimônias, na produção de alimentos e produtos de origem animal, além de fornecerem adubos orgânicos (Pritchard et al., 2005; WSPA, 2006).

O trabalho animal está em todos os lugares, desde os cavalos usados para carregar  entulho que vemos diariamente até mesmo os animais utilizados para o turismo, como é o caso dos camelos que entretêm turistas nas dunas dos estados do Nordeste do país.

cargadohp

A utilização de animais para realizar trabalho, especificamente os de tração, economizam 20 bilhões de toneladas de petróleo, avaliados em dez bilhões de dólares todos os anos no mundo, e a previsão é que essa prática continue por muito tempo. Justamente pela sua  importância, a força motriz gerada pelos animais foi incluída em uma das quatorze fontes de energia renováveis na Conferência das Nações Unidas em Nairobi, pelo Comitê de Fontes Novas e Renováveis de Energia.

Não há dúvidas de que a relação entre seres humanos e animais é extremamente necessária para a sobrevivência de ambas as espécies e de que  sem a ajuda dos animais os seres humanos não teriam conseguido realizar várias atividades, porém a questão que permanece é: Os animais utilizados para este fim são tratados com o respeito e o cuidado que merecem e têm direito?

A realidade é que na maioria das vezes, o cuidado com os animais é negligenciado, as pessoas os veem exclusivamente como uma fonte de trabalho qualquer, como se fosse uma máquina que quando envelhece pode ser substituída. A maioria destes animais ou são abandonados à própria sorte depois da sua vida útil ou são abatidos de maneira irregular e desumana. Ainda não é uma visão de todos os seres humanos que os animais têm consciência e devem ser tratados com respeito e dignidade.

Um passo em relação a uma mudança deste pensamento ocorreu um 1997, quando a União Européia, elevou os animais ao status de seres sencientes através do Tratado de Amsterdã.

Sabendo da necessidade de se melhorar as condições de vida dos animais que trabalham, quais as melhores formas de se melhorar essa questão dos maus tratos?

A melhor forma de resolver a questão dos maus tratos no uso de animais de trabalho seria modernizar o sistema de seu aproveitamento, melhorando a tecnologia e manejo implantados, o que iria provocar enormes benefícios econômicos, o que por si só já justificaria os investimentos aplicados, além de reduzir o sofrimento animal.  (Ramaswamy, 1998).

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>