Festas de Natal para cães têm ‘cãonetone’, ceia canina e ‘au-migo-secreto’

Festas de Natal para cães têm ‘cãonetone’, ceia canina e ‘au-migo-secreto’

Pet-cerimonialista dá dicas e receitas para incluir seu cãozinho nas comemorações natalinas

O cãozinho Ned pronto para curtir uma festa de Natal exclusiva para pets (Foto: Divulgação)

Cachorros de estimação ganham mimos durante todo o ano. São roupinhas, ossinhos, brinquedos – sem falar num bom petisco, vez ou outra. No final do ano, é natural que os donos sintam vontade de presentear seus pets e de incluí-los nas comemorações natalinas. Aqueles que costumavam deixar embaixo da árvore de Natal um pacotinho para o dog podem se animar com uma novidade inusitada do mercado pet: festas de Natal para cachorros.

Com decoração temática, “au-migo-secreto” e ceia de Natal, com direito a “cãonetone” (feito com base na receita do panetone), “cãolomba natalina” (criada a partir da tradicional colomba), peru assado e saladinha de lentilhas, essas festas de Natal para cães, mais comuns em outros países, como Estados Unidos, prometem agradar aos pets e reunir donos numa confraternização bastante divertida. No Brasil, elas são organizadas por profissionais como a pet-cerimonialista e empresária carioca Shirley Santos, fundadora da empresa Festa Boa pra Cachorro, especializada em eventos para pets.

Shirley, que abriu mão da carreira de executiva no mercado financeiro para abrir a empresa, em 2011, cresceu com animais de estimação em casa. Sua tia, que trabalhava em um zoológico, gostava de elaborar receitas divertidas para os animais, a partir dos ingredientes que estavam habituados a comer. As receitas agradavam aos animais do zoo e também aos pets da família. “Quando era criança, costumava me reunir com familiares aos domingos para criar novas receitas para nossos bichinhos de estimação”, diz Shirley. Mas a inspiração para promover festas para pets surgiu anos mais tarde, com a chegada de um novo integrante da família: o poodle toy Mello. Para mimar o cãozinho cor de caramelo, a quem Shirley chama carinhosamente de “neto de quatro patas”, ela voltou à cozinha. Relembrou receitas caninas elaboradas na infância pela tia e criou outras tantas. Empolgada com o novo passatempo, decidiu estudar o comportamento alimentar e as necessidades nutricionais específicas dos cachorros.

A pedido das duas filhas, as “mães de Mello”, Shirley organizou uma festa de aniversário para o poodle toy, com direito a guloseimas caninas e decoração temática. O evento agradou não só a Mello, mas aos familiares e amigos (com e sem pets) que estiveram presentes. Shirley viu ali uma boa oportunidade de negócio. “A partir de pesquisas de mercado, percebemos que promover eventos para pets era um nicho com grande potencial, mas ainda pouco explorado no país”, ela diz. Entre os funcionários da empresa estão as duas filhas de Shirley e os cãezinhos Mello e Ned, simbolicamente nomeados para o controle de qualidade dos produtos. “Eles provam todas as nossas novidades. São fundamentais para manter o padrão de novidade e criatividade da empresa”, brinca a empresária.

O 'cãonetone' pode ser feito em tamanho grande ou em forminhas de cupcake (Foto: Divulgação)
 
Entre as opções para a ceia natalina está a ceia vegetariana (Foto: Divulgação)
Nas festas promovidas pela empresa, são oferecidas guloseimas caninas feitas a partir de ingredientes naturais (Foto: Divulgação)

A empresa cuida da organização, decoração e buffet das festas. No cardápio, há pratos e bebidas para humanos e pets. Shirley garante que todos os alimentos usados nas receitas são naturais, orgânicos e hidropônicos, e que não trabalha com  rações ou aditivos de uso animal na elaboração dos pratos. Os alimentos são servidos por garçons e, nos lounges recreativos, há pet-recreadores para entreter os cães durante a festa, com atividades de Agility e Frisbee. No início, eram mais eventos corporativos, festas de aniversário e de batizado de pets, além de comemorações de nascimento de filhotes. Mais tarde, começaram as solicitações por  datas comemorativas, como a Páscoa. Neste ano, o aumento da demanda pelo serviço fez com que a empresa passasse a oferecer produtos exclusivos também para as festas de Natal.

Shirley compara as festas para animais de estimação com as de bebês. “A criança não compreende bem o que está acontecendo, e pode não lembrar do evento quando estiver maior. Mas para os pais, a data é motivo de alegria, uma oportunidade para festejar e reunir os amigos e familiares”, diz a empresária.

Quem não tem tempo ou disposição de organizar uma festa só para cachorros pode tornar a noite “tradicional” de Natal mais divertida para seu pet. Confira abaixo dicas simples para incluir seu cãozinho na sua comemoração natalina.

Receitas natalinas
  •  

Cãonetone leva ingredientes leves, como farinha de trigo integral, ovos, damasco, flocos de aveia, mel e iogurte desnatado. (Foto: Divulgação)

Cãonetone

Ingredientes
200g de farinha de trigo integral
100g de flocos de aveia
100g de damascos picados
100g de amêndoas picadas, ou nozes picadas, ou castanha-do-pará
2 ovos
4 colheres de sopa de mel
1 xícara de iogurte desnatado
Água mineral (sem gás) morna

Modo de preparo
Coloque o damasco de molho em água mineral em temperatura ambiente por 30 minutos. Em seguida, escorra a água e corte os damascos em pedaços. Misture a farinha integral e a aveia. Junte as amêndoas picadas, os ovos e o iogurte. Aqueça a mesma água que restou do molho dos damascos e utilize um pouco na massa, o suficiente, para dar consistência. Deixe a massa descansar por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 200°C. Coloque a massa em forminhas, como as de cupcakes, e deixe assar por aproximadamente 30 minutos.

  •  

O "arroz natal-au-lino" é feito com cenoura raladinha, maçã e pedaços de peru cozido (Foto: Divulgação)

Arroz natal-au-lino

Ingredientes
1 xícara de chá de arroz integral
3 xícaras de água mineral fervente
1 dente de alho orgânico triturado
1 colher de sobremesa de óleo de milho
1 cenoura orgânica raladinha
1 xícara de chá de cubos de peito ou coxa de peru cozido
1\2 xícara de maça vermelha, picadinha
1 ovo cozido e picadinho

Modo de preparo
Cozinhe os cubos do peito ou coxa de peru na água mineral, alho e óleo de milho. Acrescente neste caldo usado para cozinhar a carne arroz integral e cozinhe-o até que amoleça. Se necessário, acrescente mais água mineral. Quanto o arroz estiver cozido, acrescente a cenoura, a maçã e os cubos de peru. Misture tudo e deixe acabar de cozinhar com a panela tampada, em chama baixa. Retire a panela da chama e misture imediatamente o ovo cozido. Espere o prato esfriar antes de servi-lo ao  pet.

Au-migo-secreto

Como funciona: Antes da festa, os convidados são informados que devem levar um presente que possa ser usado por todos os cães, independente da raça ou sexo, dentro de um preço pré-estipulado. No dia da festa, os nomes dos donos e dos pets são coletados e postos em um mesmo papelzinho para o sorteio. A farra começa mesmo na hora de os cães abrirem os presentes. Não há número mínimo ou máximo de participantes. O ideal é não misturar cachorros e gatos num mesmo amigo-secreto para evitar briga e garantir que os presentes possam ser usados por todos os envolvidos.

Sugestões de presentes: petiscos, comedouros, guias, roupas e brinquedos.

Local ideal para a festa

Gramado de casa, área de lazer do prédio, parques e áreas públicas que concedam autorização, sítios, fazendas, casas de eventos alugadas para a ocasião,pet-shops, canis e hoteis para pets. Evite locais com piscina, a menos que haja tela de proteção. Se a a data e local da festa coincidirem com os de outra comemoração humana, evite excesso de música alta e tome cuidado para não deixar restos de comida humana pelo chão.

Cães e gatos

Não é indicado convidar cães e gatos para uma mesma festa, tanto pela questão do cardápio (eles têm necessidades alimentares específicas) como pela sociabilização entre eles. Nem todos os cães e gatos estão acostumados a conviver pacificamente no dia a dia. Corre-se o risco de estressar os pets, sem necessidade.

Cuidados aos convidados

Os cães ou gatos convidados devem estar identificados no evento, com nome, nome do dono e telefone para contato. Também é indicado que os convidados apresentem carteira de vacinação e a vermifugação em dia, para evitar surpresas desagradáveis após a festa.

Fonte: https://epoca.globo.com/vida/vida-util/bichos/noticia/2013/12/festas-de-bnatal-para-caesb-tem-caonetone-ceia-canina-e-au-migo-secreto.html

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>