Como a mudança de casa afeta os cachorros

Como a mudança de casa afeta os cachorros

Os animais domésticos, como os cães e os gatos, costumam ser muito sensíveis às mudanças que ocorrem no seu ambiente, estressando-o e inclusive deixando-o doente perante coisas como a chegada de um bebê ou de outro pet ou uma mudança.

img_como_a_mudanca_de_casa_afeta_os_cachorros_21309_paso_0_600

É por isso que queremos falar-lhe de como a mudança de casa afeta os cachorros, para poder ter as ferramentas necessárias para ajudar o seu cachorro a superar esta mudança e para que o processo não seja traumático para ele.

Da mesma forma, no PeritoAnimal aconselhamos a não abandonar o seu pet perante uma mudança de casa, por mais longe que esta seja. Pode sempre conseguir um lugar que seja adequado para os dois, a adaptação será mais simples para ambos se passarem por ela juntos, com o carinho que sempre tiverem um pelo outro.

Por que uma mudança afeta os cachorros?

Os cães não são animais de costumes, além disso são territoriais, pelo que uma mudança de casa significa para eles abandonar o que já marcaram como seu território, para ir para outro completamente novo.

É perfeitamente normal que este novo território lhe cause estresse e nervosismo, pois estará cheio de cheiros e sons que lhe são completamente desconhecidos, e perante os quais não terá nada que lhe dê uma sensação de segurança. Esta sensação pode aumentar se houver outros cachorros na vizinhança, pois irá sentir-se como se estivesse no território deles. Também pode tentar responder à presença desses cachorros com latidos ou visitas constantes às janelas para ver o que está acontecendo lá fora.

No entanto, a adaptação do seu cachorro à nova casa pode ser bastante simples, se seguir alguns passos antes e durante a mudança, e os reforçar quando já se tiverem instalado na nova casa.

Lembre-se que uma mudança é um grande passo não só para si, como também para o seu cachorro, e juntos será mais simples superar os novos desafios que enfrentam.

Antes da mudança

Antes da mudança de casa, é recomendável ir preparando o seu cachorro para este grande passo que irão dar juntos. Para minimizar o estresse e o nervosismo e ajudá-lo a adaptar-se com mais facilidade, recomendamos que:

  • Prepare com antecedência o meio de transporte no qual o animal irá para a nova casa. Deve ser cômodo, ventilado e ir acompanhando de si ou de alguma pessoa na qual o cachorro confie. Se não estiver habituado a viajar numa caixa de transporte, pratique dias antes para se sentir seguro nela. Lembre-se que também existem cintos de segurança para cachorros. Especialmente indicados para cães de tamanho grande ou aqueles que não gostam de estar fechados.
  • Adquira uma placa de identificação com o novo endereço e faça um check-up de saúde geral ao cachorro.
  • Se for possível, leve-o a passear pela casa nova uns dias antes da mudança definitiva. Poderá familiarizar-se um pouco com o novo espaço e os cheiros e sons caraterístico do sítio.
  • Não lave nem mude a sua casa, cama ou almofada, pois os cheiros velhos vão fazê-lo sentir-se mais seguro quando se encontrar sozinho no novo ambiente.
  • Embora se encontre atarefado nos dias antes da mudança, tente manter os seus horários de saídas e passeios, pois uma mudança repentina vai causar ansiedade no cachorro.
  • Tente manter-se calmo em relação à mudança, pois o seu nervosismo pode afetar o estado de humor do animal, fazendo-o acreditar que vai acontece algo de mau.
  • Se a mudança for longe da antiga casa, é provável que implique uma mudança de veterinário. Se um amigo poder recomendar-lhe um veterinário, ótimo. Reúna todo o histórico clínico do seu pet, vacinas, doenças que já teve, etc. Como a mudança de casa afeta os cachorros

Durante a mudança

Chegou o grande dia, e será um dia atarefado não só para si, mas também para o seu cachorro. É por isso que lhe recomendamos:

  • Manter o animal longe de todo o caos que implica a mudança. Nesse dia pode levá-lo para casa de uns animais com quais o animal se sinta cômodo, para não ficar nervoso com carros de mudanças nem com a presença de pessoas estranhas em sua casa levando-lhe as suas coisas.
  • Certifique-se de levar para casa dos seus amigos o seu brinquedo favorito ou uma peça de roupa que tenha usado, para não se sentir abandonado.
  • Como mudou todas as suas coisas e antes de ir buscar o seu cachorro, esconda para ele prêmios e guloseimas em diferentes sítios da casa, para se divertir a procurá-los e explorando a casa. Esta é uma das atividades mais recomendáveis para relaxar um cachorro.
  • Ao chegar à nova casa não o deixe sozinho, por exemplo para ir comprar algo, visto que isto apenas o deixará mais nervoso e não saberá como agir nesse novo ambiente.
  • Pode acontecer o cachorro começar a marcar com urina a casa nova. Tente evitá-lo sem o repreender, é uma atitude completamente normal em cachorros.

Como adaptar o cão à nova casa

Uma vez que você e o seu cachorro já estiverem instalados, comece o processo de adaptação. Embora tenha cumprido tudo aquilo que referimos, ainda falta algumas coisas a fazer:

  • Ao chegar a casa, deixe o cachorro cheirar todas as caixas e todos os espaços, incluindo o jardim, se houver.
  • Se a sua nova casa tem jardim e o seu cachorro tem tendência a fugir, ou se se está mudando da cidade para o campo, considere seriamente instalar uma rede alta e resistente que o impeça de sair à rua. Também deve reforçar a parte debaixo, pois muitos cachorros costumam escavar quando não lhes é possível saltar.
  • Desde o início, defina as regras sobre os sítios em que pode ou não estar. Deve seguir sempre a mesma lógica para não confundir o seu cachorro.
  • Coloque a sua cama ou cobertor em um lugar cômodo e limpo da casa, de preferência com pouca passagem de pessoas, mas sem que o animal se sinta isolado da família. Faça o mesmo com a água e a comida, colocando-os em sítios de fácil acesso para o cachorro.
  • Pouco a pouco, passeie com ele pela nova vizinhança. Ao início, deverá manter dentro do possível o mesmo horário de passeio, para se habituar lentamente às mudanças que precisa de realizar nesta rotina. Se não lhe for possível manter o mesmo horário de passeios, por questões de trabalho, por exemplo, deverá ir modificando pouco a pouco antes da mudança, sem que isto afeto o mecanismo de evacuação do animal.
  • Durante os passeios, deixe o cachorro parar em todos os cantos e esquinas que quiser. Ele precisa de cheirar esses lugares novos, e é provável que urine mais do que o habitual para marcar o seu território.
  • Se quiser se aproximar de outros cachorros que poderão ser os seus novos amigos caninos, deixe-o fazê-lo, mas sempre sob a sua supervisão para evitar momentos desagradáveis.
  • Conheça os parques e lugares seguros nos quais podem passear juntos e brincar com outros cachorros.
  • As brincadeiras vão ajudá-lo a distrair-se e a compreender que a nova casa é boa para ele.
  • É recomendável que, a primeira visita ao novo veterinário se realize antes do animal apresentar alguma doença, apenas para se familiarizar com o consultório e com a nova pessoa que o atenderá.

O estresse é normal durante uns dias, mas se se prolongar e se transformar em um comportamento problemático, latindo ou mordendo por exemplo, ou se se manifestar de forma física, através de vômitos e diarreia, então deve consultar o veterinário.

 
 
 

 

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>