Cães e gatos também podem ter hipertensão arterial

Assim como os humanos, cães e gatos, principalmente os mais velhos, também podem ter hipertensão arterial.

E por ser uma doença silenciosa, sua identificação, bem como os fatores de riscos, muitas vezes dependerá dos exames periódicos realizados pelos médicos veterinários, que avaliarão coração, vasos sanguíneos, cérebro, dentre outros órgãos.

Os primeiros sinais apresentados são dores de cabeça, mudanças de comportamento do animal, falta de ar, cansaço, emagrecimento, desmaios, diminuição da visão, sangramento no nariz, dentre outros.

A hipertensão está presente, quase sempre, em animais considerados fumantes passivos, por viverem em ambientes com fumantes, e que consomem de forma exagerada sal e gorduras.

 São fatores de risco ainda o sedentarismo e a obesidade, além da hereditariedade, que é um fator importante a ser considerado.

Nos primeiros sinais, o animal deverá passar por uma série de exames clínicos e de laboratórios para se confirmar ou não o diagnóstico da doença.

Um dos aparelhos mais utilizados para se contatar a hipertensão é através do aparelho ECG.

O tratamento, em grande parte dos casos, passa pela avaliação periódica, medicamentos e dieta.

Fonte: http://www.revistaveterinaria.com.br/2016/11/11/caes-e-gatos-tambem-podem-ter-hipertensao-arterial/

Leave a Reply

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>